sábado, 12 de abril de 2008

DIA DE LUZ


O despertador toca e tu acordas. Abres os olhos e tornas a contemplar as mesmas cenas do ontem. Pela sua mente ágil, as dores sofridas passam em cenário cinematográfico. Tu sentes o corpo dolorido e cansado. Na boca, o gosto da amargura fere-te o paladar, como gotas de fel.
Novo dia. Contudo, embora a noite de sono, não serão novas as lutas. Os problemas financeiros não se solucionaram no intervalo de algumas horas. A enfermidade que se abateu não partiu. Ao contrário, tu sentes mais presente do que nunca, nos gemidos que já te chegam aos ouvidos.
Há que erguer-se do leito e retornar às lutas. A mesma luta.
Tu sentes desânimo e pensas: "por que não sofro? "Sinto-me exausto, e não desejo mais sofrer, nem lutar."
No entanto, os minutos correm rapidamente e há que voltar às actividades. Entre a tristeza e o desalento, tu ergues-te e abres a janela. Neste instante, o sol bate-te em cheio na cara e inunda o teu quarto. Faz-se luz e a luz trava as trevas. É um novo dia, informa-te o sol. Há alegrias no ar, cantam os pássaros. A brisa da manhã envolve-te e a natureza toda convida-te a reformular as tuas disposições íntimas.
Para um bocado. Enche com o ar renovado da manhã os teus pulmões. Respira profundamente. Contempla o azul do céu. É um dia novo.
Pensa em quantas pessoas gostariam de estar no teu lugar agora.
Enfermidade, dor, desemprego são problemas a serem administrados e equacionados, ao longo da existência.
Recorda-te que tens mais um dia de luz para tu treinares, outra vez, disciplina, paciência, perdão, amor, honestidade, verdade. Não perca a oportunidade. Não jogues fora as chances de crescimento e do resgate da alma, de ti mesmo. E hoje, enquanto tu sofres, lutas e esperas, alegra-te com os sons da vida, com o sorriso das crianças, com o colorido da natureza, com a beleza do amor.
Sorria. As lutas poderão ser semelhantes, mas não idênticas. Porque dia como este nunca houve e não haverá outra vez. Detém-te a descobrir detalhes e observa a riqueza que o circunda. Nada será igual ao que já foi.
Desfrute deste dia integralmente, porque dia igual a este só se vive uma vez. Cada dia é uma bênção nova. Cada minuto é uma oportunidade espontânea de crescimento.

Sem comentários: