domingo, 6 de abril de 2008

RECEITAS DE BOLOS

BOLO DE BANANA E CHOCOLATE
• 2 bananas médias muito maduras (com a casca bem castanha)
• 250 ml de sumo natural de laranja
• 300 g de farinha de trigo com fermento
• 1 colher de chá de fermento em pó
• 1 pitada de sal
• 30 g de chocolate preto ralado
• 2 claras de ovo
• 150 g de açúcar amarelo
Comece por untar com azeite uma forma de bolo inglês, e depois forre-a com papel vegetal. Esmague as bananas com um garfo e junte o sumo de laranja. Misture muito bem. Misture a farinha com o fermento em pó e a pitada de sal. Junte o
chocolate ralado e a mistura da banana. Bata até homogeneizar bem a mistura. Bata as claras em castelo e adicione, aos poucos, o açúcar. Junte as claras à mistura anterior da farinha e mexa bem. Deite a massa na forma forrada com papel e alise a superfície. Introduza no forno, previamente aquecido, e deixe cozer durante 1 hora, em forno baixo. Quando a massa estiver crescida e dourada verifique com um espeto ou palito se está cozida. Deixe arrefecer fora do forno, solte cuidadosamente os lados e desenforme. Retire o papel vegetal.

QUADRADINHOS DE BATATA-DOCE
• 750 g de batatas-doces
• 50 g de miolo de nozes
• 12 castanhas cozidas
• 4 ovos
• 50 g de óleo de milho
• 100 g de açúcar
• manteiga para untar a forma e papel vegetal para forrar
• Canela em pó (para polvilhar)
Depois de bem lavadas, coloque as batatas-doces num tacho com água e leve-as a cozer. Quando estiverem bem cozidas, escorra-as, descasque-as e reduza-as a puré. Numa tigela, misture ao puré de batata o miolo de nozes bem picado, as castanhas descascadas e picadas, os ovos, o óleo e o açúcar. Mexa bem até envolver todos os ingredientes. Forre um tabuleiro, previamente untado com manteiga, com papel vegetal. Deite a massa anterior no tabuleiro e leve a cozer durante 45 minutos, em forno pré aquecido. Desenforme sobre uma folha de papel vegetal, previamente polvilhada com canela, e deixe arrefecer. Depois de fria, corte a massa em quadradinhos ou losangos e vire-os ao contrário, com a parte com canela para cima.

BOLO DE CANELA E PINHÕES
250 g de açúcar
60 g de margarina
250 g de farinha Branca de Neve Fina
6 ovos
50 g de pinhões
1 colher de chá de canela
1 limão (raspa do vidrado)
Batem-se as gemas com o açúcar até se obter uma massa esbranquiçada, à qual se junta a canela, a raspa de limão, a margarina derretida e a farinha misturada com os pinhões. Por fim, juntam-se as claras batidas em castelo bem firme, envolvendo sem bater. Leva-se a cozer em forno médio numa forma de chaminé untada de margarina e polvilhada com farinha. Decora-se a gosto: polvilhando, por exemplo, com açúcar em pó, ou açúcar e canela.

BOLO DE CORINTOS E LARANJA
250 g de açúcar
100 g de margarina ou manteiga amolecida
250 g de farinha Branca de Neve Super-Fina
2 ovos
150 g de natas
100 g de corintos
50 g de nozes picadas
vidrado de uma laranja cortado às tirinhas
1 pitada de sal
1 colher de café de baunilha
sumo de 1 laranja
Bate-se a margarina até ficar em creme e junta-se aos poucos o açúcar e os ovos, batendo muito bem. Acrescenta-se o vidrado da laranja, os corintos e as nozes. Finalmente, junta-se aos poucos a farinha e o sal alternando com as natas e por último a baunilha. Leva-se a cozer em forno médio, cerca de 60 minutos, numa forma de chaminé untada de margarina e polvilhada com farinha. Depois de desenformado rega-se com o sumo de laranja adoçado com açúcar a gosto.
Notas: Pode enfeitar-se o bolo com laranja cozida em calda de açúcar.

BOLO DE MAÇÃ E NOZES
350g de Farinha Braca de Neve Fina
350g de açúcar
125g de nozes
3 ovos
2 maçãs
1 colher de chá de bicarbonato
1,5 dl de óleo
Batem-se os ovos com o açúcar, junta-se o bicarbonato, a Farinha Branca de Neve Fina, o óleo, as nozes e as maçãs. Envolve-se tudo muito bem. Leve ao forno a 180ºc, numa forma de buraco untada com manteiga, durante cerca 40 minutos. Verifique se está cozido com a ajuda de um palito.

BROINHAS DE ESPECIARIAS
500 g de farinha Branca de Neve Fina
250 g de açúcar
2 colheres de sopa de banha
3 ovos
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
½ colher de chá de noz moscada
½ colher de chá de erva doce
Coloque a farinha sobre a mesa de trabalho em forma de vulcão. No centro coloque os restantes ingredientes. Amasse tudo até conseguir uma massa homogénea e fácil de moldar. Faça pequenas bolinhas e leve a cozer em tabuleiro untado de margarina e polvilhado com farinha.

Sem comentários: