domingo, 20 de abril de 2008

ENIGMAS

PARA PENSAREM UM BOCADO E COLOCAREM OS VOSSO NEURÓNIOS A FUNCIONAR AQUI DEIXO ESTES ENIGMAS. MAIS TARDE COLOCO AS SOLUÇÕES PARA QUEM NÃO CONSEGUIU RESOLVER.

1-Um homem saiu de casa sozinho e sem guarda-chuva durante um temporal, atravessando quatro ruas até chegar ao seu destino, e sem molhar os cabelos! Como isso é possível?

2-Qual é a mão que a gente deve usar para mexer o café?

3-Qual a semelhança entre um livro de matemática e um sujeito cheio de dívidas?

4-Um homem viajou de carro por 200 Km com um pneu furado e vazio, mantendo uma velocidade média de 80km/h, sem parar em nenhum posto de gasolina, sem trocar o pneu furado e sem estragar nenhuma das rodas do carro. Como isso pôde acontecer?

5-Três ilhas: dentro de cada ilha existem três palmeiras; cada palmeira deu três cocos; quantos cocos temos ao todo?

6-Uma menina esperta tentava convencer a sua mãe que não tinha tempo para estudar: "Eu durmo 8 horas por dia, isso significa 122 dias por ano. Sábados e Domingos contam mais 104 dias. Se contarmos 3 horas para todas as refeições do dia, temos mais 45 dias. As férias de verão e inverno somam 60 dias. Supondo que eu gaste 2 horas por dia com TV e desportos, temos mais 30 dias. Somando tudo isso tenho 361 dias e nem contamos os feriados". A mãe prontamente descobriu o "erro" nos cálculos da filha. Que erro é este?

7-Um prisioneiro desolado tenta encontrar uma maneira de escapar da sua prisão. As paredes do local estendem-se 3 metros acima e 3 metros abaixo do solo e são feitas de cimento. As únicas aberturas são uma porta de aço trancada e uma pequena janela de vidro no tecto. De repente, tendo certeza de que poderia escapar ele começa a cavar. Como ele pretende escapar?

8-Uma operação de salvamento consegue resgatar um homem de um barco em alto mar. Ele entra no barco de salvamento suando e implorando por água. Após vários copos, ele conta a sua história: "Eu e meu companheiro estávamos pescando quando entramos numa tempestade que inutilizou o nosso motor e rádio. Ficamos à deriva por vários dias e a água acabou há 3 dias atrás. O meu companheiro começou a beber água do mar e enlouqueceu. Bateu forte com a cabeça e morreu imediatamente". Ao examinarem o corpo do morto, chegaram a conclusão de que ele realmente havia morrido por uma pancada na cabeça. Entretanto o chefe da operação falou: "Baseado no que você me contou este homem foi assassinado." Como ele descobriu?

9-Um maníaco decide que aquela era a ocasião perfeita para matar todos que odiava.
Convidado para uma festa, ele comparece com uma taça de ponche. Logo cumprimenta o anfitrião e mostra o que trouxe. Serve dois copos de ponche, feito com groselha, água e gelo apenas. Um ele mesmo bebe, e outro quem bebe é o dono da festa.
Este elogia o ponche e brinca sobre o mesmo dizendo ainda não estar "baptizado".
O maníaco sorri e diz estar com um problema. Diz ter que sair, mas que voltará antes do fim da festa. Despede-se de todos e sai da casa, local da festa. Atravessa a rua e entra no seu carro. Liga o rádio e fica ali à espreita, a observar a movimentação de longe. Após algumas horas, volta para a festa. Todos mortos, e o ponche quase acabado. Mais uma vez, sorri, dando por concluído o seu plano.
Como ele conseguiu executar o seu plano, matando todos?

10-Um ditador deseja reduzir o numero de raparigas no seu país, pensando que elas não são úteis à nação. Para o conseguir, ordenou aos casais que logo que tenham uma filha para não voltarem a conceber crianças, mas para continuarem a conceber enquanto apareçam rapazes.Desta forma, pensa que terá famílias com, por exemplo, quatro rapazes e uma rapariga, mas nenhuma família com cinco raparigas.
Será o método eficaz?

11-Temos três caixas. Uma contém parafusos, outra porcas e a última pregos. Quem
catalogou as caixas confundiu-se e não acertou em nenhuma. Abrindo apenas uma caixa e tirando apenas uma peça como catalogar correctamente as três caixas.

12-A mãe do Samuel tem três filhos. Tico, Taco ... e ...
Como se chama o terceiro filho?

13-Seis pessoas bebem água. Ao todo, bebem 21 copos. Se cada uma delas bebeu um número diferente, quantos copos de água bebeu cada uma?

14-Três amigas saem do café onde tinham ficado de se encontrar. Duas delas beberam um refresco, dois cafés e duas águas.Mas a que não bebeu café, também não bebeu água.
E a que não consumiu refresco, também não pediu café. Que bebeu cada uma delas?

15-Quantas fatias consegues cortar de um pão inteiro?

Sem comentários: