terça-feira, 27 de outubro de 2009

TRANSFORMAÇÕES

Durante a nossa existência todos nós passamos por várias transformações. Além das transformações que a idade nos traz, há aquelas causadas por doenças, e mais aquelas intelectuais e morais.
No geral, as transformações podem ser rápidas e passageiras, ou podem vir para ficar, dependendo do que as gerou.
Um acidente, por exemplo, pode causar transformações passageiras ou duradouras, dependendo das circunstâncias e das consequências que acarrete. Se do acidente resultou uma limitação física, uma paralisia qualquer, o nosso comportamento pode mudar radicalmente, tanto no nível físico como psicológico. Um facto ou uma circunstância também pode ser um agente de transformação no nosso comportamento.
Quando vemos no inverno, uma pessoa tremendo de frio, o facto leva-nos ao sentimento da compaixão e há uma transformação moral, uma vez que sentimos vontade de atender ao próximo.
No entanto, essa transformação necessariamente não será duradoura. Nem sempre fica para sempre no nosso comportamento.
As transformações intelectuais dão-se no campo das ideias.
Lemos um livro e deixamo-nos influenciar pelas ideias do autor.
Assistimos a um filme e transformamos a nossa maneira de pensar e agir. Folheamos uma revista de moda e deixamo-nos levar pela proposta do sector da moda e dos seus criadores.
Ou ainda, assistimos a determinados programas ou novelas e transformamos a nossa maneira de vestir e falar, segundo as personagens.
Essas transformações surgem do exterior e são temporais, passageiras, acabando juntamente com as causas que as provocaram, acabando por vir outra ideia, outra moda.
Contudo, distinta das transformações ditas psicológicas, há a chamada conversão pessoal, que é efectiva e duradoura.
Essa conversão pode acontecer aos poucos ou de uma única vez, instantaneamente. É importante que nos deixemos influenciar pelas ideias saudáveis de autores nobres. Também é importante que nos deixemos envolver pelo sentimento de compaixão, ainda que fugido.
Mas é imprescindível que pensemos nos exemplos de conversão pessoal, e empreendamos esforços por conseguir a nossa própria conversão, que certamente está se dando progressivamente, mas que seja contínua e persistente.

Sem comentários: