domingo, 25 de outubro de 2009

VERDADE PROFÉTICA


Vale e pena e valerá a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Se tu quiseres transformar o mundo, experimenta primeiro promover o teu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no teu próprio interior. Estas atitudes vão-se reflectir em mudanças positivas no teu ambiente do dia-a-dia. Deste ponto em diante, as mudanças vão-se expandir em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existir verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não existir mais amor dentro de ti, se tu continuares a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que tu tenhas, não importa o progresso material que alcanças, pois só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda a prática espiritual é o amor. Que tu o pratiques bem é meu único pedido.
Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los, independentemente das circunstâncias, porque devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender os seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente apanhar uma pedra e atirá-la contra o objecto da nossa ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos dos piores e maiores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a nós próprios e aos outros.

Sem comentários: