segunda-feira, 1 de março de 2010

CAUDAL DO RIO DOURO ESTABILIZOU

A chuva intensa que se faz sentir desde a manhã de domingo, na zona do Porto, fez subir as águas do Rio Douro, que já galgaram a margem na zona de Miragaia.

Carlos Costa, comandante dos bombeiros sapadores do Porto, explicou, em declarações reproduzidas pelo site do Expresso, que a população de Miragaia já foi alertada para a situação, tendo sido aconselhada a tomar medidas de prevenção, como a retirada de bens das zonas próximas do rio.

De momento, em Miragaia, a água já conta com cerca de meio metro de altura. Um cenário que se deverá repetir noutras zonas ribeirinhas do Porto e de Gaia.
A zona baixa do Porto está fora de perigo, depois de ter inundado este domingo de manhã com a subida do nível das águas no rio Douro. Esta segunda-feira, a Polícia Marítima, que continua a monitorizar a situação, deu conta da estabilização do caudal.

«O caudal desceu significativamente e, neste momento, não existem cheias», disse fonte da Polícia Marítima, citada pela TSF. A diminuição das descargas das barragens «evitou» a acumulação de água e o risco de novas inundações.

O rio galgou as margens no domingo de manhã, depois de o caudal ter subido cerca de seis metros. Três famílias de Miragaia ficaram desalojadas. Mais dois metros e a avenida João Franco também ficaria inundada.


28-02-2010 – A BOLA


Sem comentários: