segunda-feira, 1 de março de 2010

COMO FUNCIONA O CORAÇÃO


Todo sabemos que o coração é um órgão vital. Não podemos viver sem o nosso coração. Porém, sendo muito directo, o coração é apenas uma bomba. Uma bomba importante e complexa, mas ainda assim, apenas uma bomba, e como qualquer outra bomba, pode entupir, quebrar e precisar de conserto.

É por isso que é importante saber como funciona o coração. Com um pouco de conhecimento sobre o que é bom ou ruim para ele, podemos reduzir significativamente o risco de ter uma doença cardíaca.
As doenças cardíacas são a causa principal de mortes e muita gente morre de coração todos os anos. Isso significa uma morte a cada 44 segundos. A boa notícia é que essa taxa está caindo. Infelizmente, as doenças cardíacas causam morte súbita e muitas pessoas morrem antes de chegar ao hospital.
Estudo alerta que muitas vítimas de ataques cardíacos não adquirem hábitos saudáveis, necessários para evitar um segundo ataque.
Um estudo publicado alerta que os pacientes que já sofreram ataques cardíacos não estão tomando as medidas necessárias para evitar um segundo ataque.
De acordo com a pesquisa, mais de 25% desses pacientes não melhoram a sua dieta nem praticam exercícios físicos na medida certa, cuidados que podem reduzir para metade a chance de um segundo ataque, dizem os médicos. Além disso, mais da metade dos pacientes precisaram de medicamentos para evitar um novo ataque e ainda um terço dos fumadores não deixaram o vício. A mesma pesquisa aponta que a mudança dos hábitos dos pacientes merece mais dedicação e é parte importante do tratamento.

Os resultados indicam que devemos dar mais atenção às mudanças no estilo de vida. No entanto, este e outros estudos apontam que nem sempre isso é fácil de se conseguir, ainda mais depois de um ataque cardíaco.

Coração - Um ataque cardíaco acontece quando parte do coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente. Esse oxigênio é fornecido pelo sangue dos vasos sanguíneos, conhecidos como artérias coronárias.

Um coágulo sanguíneo ou placas (fragmentos de colesterol) numa dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração. Dependendo da duração desse bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar correctamente. Tanto homens como mulheres são vítimas de ataques cardíacos e o risco aumenta com a idade.

O coração também tem um lugar especial na nossa psicose colectiva. Ele é sinônimo de amor, mas tem outras associações também. Veja aqui alguns exemplos:

•ter coração - ser piedoso
•mudar o coração - mudar de idéia
•saber algo de cor (de coração) - memorizar algo
•coração partido - perder um amor
•sentir do fundo do coração - sentir profundamente
•ter um bom coração - ser bom
•sem coração - maldoso
•coração pesado - tristeza
•ouvir seu coração - seguir sua intuição
Certamente nenhum outro órgão do corpo traz à tona tanto sentimento.

O coração é músculo oco em forma de cone, localizado entre os pulmões e atrás do esterno (osso do peito). Dois terços do coração fica ao lado esquerdo da linha mediana do corpo e 1/3 à direita.

O ápice (ponta final) aponta para baixo e para a esquerda. Ele tem 12 cm de comprimento, 8-9 cm de largura e 6 cm da frente para trás e é mais ou menos do tamanho do seu punho. O peso médio do coração de uma mulher é 250 g e de um homem 300 g. O coração representa menos de 0,5% do peso total do corpo.

Ele tem três camadas: a camada lisa, dentro do coração, é chamada endocárdio, a camada média do músculo cardíaco é chamada miocárdio, ele é rodeado por uma película chamada pericárdio.

O som do coração

Quando alguém escuta o coração com um estetoscópio, o som é frequentemente descrito como tum-tuum tum-tuum. O som da primeira batida do coração (tum) é provocado pela aceleração e desaceleração do sangue e por uma vibração do coração no momento em que as válvulas tricúspede e mitral se fecham. A segunda batida do coração (tuum) é causada pela mesma aceleração e desaceleração do sangue e vibrações no momento que que as vávulas pulmonar e aórtica se fecham.

Sem comentários: