segunda-feira, 1 de março de 2010

Ideias para reduzir o colesterol


O colesterol total é constituído por duas partes: o LDL – o mau colesterol - e o HDL, o bom. Quando o LDL está presente em excesso, deposita-se nas paredes das artérias, estreitando-as. O HDL devolve o colesterol ao fígado, ajudando a limpar as artérias. A Fundação portuguesa de Cardiologia ajuda a combater este inimigo.

Existem duas fontes de colesterol no organismo. Por um lado é produzido pelo fígado, por outro chega-nos através dos alimentos que ingerimos.

Assim, cada um pode controlar esta segunda via, escolhendo melhor os alimentos que ingere, dando prioridade a vegetais, fruta, peixe e carnes brancas.

Todos os produtos hortícolas devem ser consumidos, porque são fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras, tal com a fruta, que não contém gordura, embora seja rica em açúcar (frutose). Não se deve abusar de cereais e leguminosas, mas em quantidades moderadas.

Deve dar-se prioridade às carnes brancas, peru e frango, sobre as carnes vermelhas, sem pele e gorduras. Quanto ao peixe, podem consumir-se à vontade, tendo apenas o cuidado de limitar o consumo de peixes gordos. O peixe é rico em proteínas, vitaminas e minerais.

O consumo de lacticínios é aconselhável todos os dias, com preferência para leite, iogurtes e queijos meio-gordos ou magros. Nas gorduras, preferência para as gorduras vegetais, como o azeite, ou o óleo de amendoim.

Recomenda-se a ingestão de líquidos, a fim de favorecer a hidratação, dando prioridade à água e a chás. Deve beber-se entre 1,5l e 2 litros de água por dia.

Valores normais do colesterol
Total – 190 mg/dl
HDL - 35 mg/dl (homens) e 45 mg/dl (mulheres)
LDL – 115 mg/dl

Sem comentários: