segunda-feira, 1 de março de 2010

Exercícios para fazer no escritório


Ao ler este texto, o mais certo é estar sentado numa secretária e frente do computador há várias horas. Se se insere no número de pessoas que passa grandes períodos de tempo sentado, saiba que isso lhe pode causar tensões e dores musculares. Para sentir-se melhor, siga estes exercícios, que pretendem melhorar postura, respiração e dar um maior relaxamento muscular.

Pode fazer estes exercícios roubando alguns minutos à sua hora de almoço, ou faça um intervalo quando sentir tensão no pescoço, articulações ou costas.

É importante não esquecer o aquecimento. Eleva uma perna de cada vez por cima da secretária ou uma superfície mais baixa e estique-a; sente-se na cadeira, com as costas direitas, afastado da mesa. Pouse os pés no chão, afastados, e baixe os ombros. Descontraia o maxilar, feche os olhos e massaje a zona envolvente.

Não se esqueça de respirar fundo. Quando inspirar levante os ombros, relaxe quando expirar. Para descansar os olhos após horas de fixação no monitor, rebole-os fazendo largos círculos e olhando em todas as direcções.

Agora dedique-se ao pescoço. Baixe a cabeça para a frente e rode para um dos lados, no sentido ascendente, apenas até a meio. Volte para baixo, e mude de lado, repetindo o movimento.

Seguem-se os ombros, com um movimento muito simples. Simule um longo e lento encolher de ombros, repetindo por várias vezes. Para os cotovelos, entrelace os dedos das mãos atrás do pescoço e rode os cotovelos em movimentos largos.

Para os pulsos, que podem sofrer com longos períodos a escrever no computador ou manuseamento do rato, e que podem originar tendinites, assuma uma posição de oração, com as palmas bem pressionadas uma contra a outra. Mantenha os dedos virados para cima e os cotovelos direitos e imóveis. Com as palmas sempre juntas, rode os pulsos até os dedos apontarem para baixo.

Continuamos com os braços. Eleve-os e feche as mãos, fazendo um punho. Empurre o braço o mais para cima que puder e abra as mãos, afastando os dedos o mais possível. A cintura. Com os braços ainda elevados, incline-se para um lado e repita para o outro lado.

Para ancas, pernas e tornozelos ficam também algumas dicas, sobretudo se passa mesmo o seu dia sentado. Eleve a perna direita até ficar paralela com o chão, ou o mais alto que conseguir levantar. Empurre a ponta do pé em direcção ao chão, depois em direcção ao tecto. Desça a perna e repita com a perna esquerda. Dobre o joelho e levante a perna, segurando-a pela canela. Puxe para cima até sentir o músculo da coxa esticar.

Para melhorar dores nas costas, ponha as mãos nos joelhos e chegue o tronco para a frente; se conseguir, desça a cabeça até aos joelhos e ponha as mãos no chão.

E agora volte ao trabalho.

Sem comentários: