terça-feira, 17 de junho de 2008

UE TEM DE DUPLICAR A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS


META DEVE SER ATINGIDA EM 2020

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, uma proposta da Comissão Europeia que prevê que, até 2020, os 27 tenham que duplicar a reciclagem dos resíduos domésticos e aumentar em 70 por cento os da construção e demolição.

O relatório hoje aprovado pelos eurodeputados, reunidos em sessão plenária, determina ainda que, até 2015, os Estados-membros "criem regimes separados de recolha de resíduos para, pelo menos, os seguintes materiais: papel, metal, plástico, vidro, têxteis, outros resíduos biodegradáveis, óleos e resíduos perigosos".

O texto estipula que "até 2020, a preparação para a reutilização e a reciclagem dos resíduos domésticos e de resíduos análogos será aumentada para um mínimo de 50 por cento em peso".

Com o mesmo prazo, os Estados-membros deverão ainda aumentar "para um mínimo de 70 por cento em peso" a preparação para a "reutilização e a reciclagem dos resíduos resultantes da construção e da demolição".

A directiva proposta por Bruxelas e aprovada em Estrasburgo tem como objectivo "ajudar a UE a aproximar-se de uma 'sociedade da reciclagem', procurando evitar a produção de resíduos e utilizá-los como recursos".

Os eurodeputados propõem ainda que "os Estados-Membros não deveriam apoiar a incineração de matérias-primas secundárias (material reciclado segregado, como seja papel valorizado), em conformidade com o objectivo de uma sociedade da reciclagem".

O texto terá ainda de ser aprovado pelos ministros do Ambiente dos 27.

Actualmente, a média de reciclagem nos países da União Europeia atinge
30% do lixo e resíduos produzidos, mas há países como a Alemanha, Holanda e Áustria onde os valores vão acima dos 50%. Portugal fica-se pelos 17%.

(Lusa : 17-06-2008)

Sem comentários: