segunda-feira, 17 de março de 2008

APELO DE UM SOLITÁRIO


SE PUDÉSSEMOS OUVIR O APELO DE UM SOLITÁRIO, TALVEZ ELE FOSSE MAIS OU MENOS ASSIM:
Tu, que estás na flor da idade, ou a viveres feliz considera que o despertar da vida é como o amanhecer. Tudo fica mais quente e mais alegre.
Mas o amanhecer não é eterno e a ele se sucedem outras fases do dia...
O meu apelo é para que as crianças de hoje não esqueçam os solitários do amanhã.
É para que os mais jovens ou aqueles que se dizem meus amigos, elevem a minha mão trémula e o meu andar hesitante. Amparem-me por favor.
Se minha audição não é boa e tenho que me esforçar para ouvir o que tu estás a dizer, tem compaixão.
Se a minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajuda-me com paciência.
Se as minhas mãos tremem e derrubam tantas coisas no chão, por favor, não te irrite, tentei fazer o melhor que pude.
Se tu me encontrares na rua, não faças de conta que não me viste; pára para conversares comigo; sinto-me tão só.
Se, na tua sensibilidade, me encontrares triste entre tantos aqueles que também estão, simplesmente partilha um sorriso comigo e com eles. Sê solidário, eu necessito apenas de um pouco de carinho.
Se te contei pela terceira vez a mesma história, não me repreendas, simplesmente ouve-me. Se não falo coisa com coisa, não te rias de mim.
Se estou doente e caminhando com dificuldade, não me abandones, preciso de um braço forte que ampare os meus passos.
Sabes, estou cansado de viver assim, só e sem ninguém e sinto que o outono derradeiro se aproxima.
Eu sei que o ocaso da vida é como o entardecer. Indica que é chegado o momento de partir..
Por isso te peço que me perdoes se tenho medo da morte e ajuda-me a aceitar o adeus.
Fica mais tempo comigo para me dares segurança.
Os meus olhos cansados e vergados com o peso da solidão e as rugas no meu rosto não impedem que eu queira repousar a minha cabeça num colo seguro.
Sei que o comboio da vida logo irá parar nesta estação, e eu terei que embarcar.
Sei também que terei que ir só, como só desembarquei nesta estação um dia.
Por tudo isso eu te peço para que não me negues a tua atenção e o teu carinho, o teu amor , a tua amizade.
Logo estarei deixando esta vestimenta surrada pelo tempo, e rumarei para outra dimensão da vida, da vida eterna.
Eis o meu apelo...Que pode também ser o teu um dia...Que nunca aconteça...
O ocaso da vida é como o entardecer. Indica que é chegado o momento de partir.
Mas, nem sempre a hora de partir se dá no entardecer.
Há aqueles que retornam no mesmo comboio que chegam. Há os que se demoram por aqui apenas algumas horas, dias, meses.
A única certeza é que todos retornamos um dia para a pátria verdadeira, nesse comboio da vida.
Por esta razão, vale a pena viver intensamente cada minuto, dando à vida a importância que ela tem.
E viver intensamente é enaltecer o tempo, no desenvolvimento das nobres virtudes que o Criador depositou na intimidade de cada filho Seu.

Sem comentários: