quarta-feira, 26 de março de 2008

WALT WHITMAN - 26 de Março de 1892


WALT WHITMAN, poeta Norte Americano cuja obra afirma claramente a importância e a unicidade de todos os seres humanos. A sua ruptura com a poética tradicional, tanto no plano do conteúdo como no do estilo, traçou um rumo, seguido pelas posteriores gerações de poetas, entre os quais se destaca o nosso Fernando Pessoa.

Witman morreu no dia 26 de Março de 1892 e escreveu entre tantas coisas, o texto que se segue:

“Não deixes que termine o dia sem teres crescido um pouco sem teres sido feliz, sem teres aumentado os teus sonhos. Não te deixes vencer pelo desalento. Não permitas que alguém retire o direito de te expressares, que é quase um dever. Não abandones as ânsias de fazer da tua vida algo extraordinário. Não deixes de acreditar que as palavras e a poesia podem mudar o mundo. Aconteça o que acontecer a nossa essência ficará intacta. Somos seres cheios de paixão. A vida é deserto e oásis. Derruba-nos, ensina-nos, converte-nos em protagonistas de nossa própria história. Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua: tu podes tocar uma estrofe. Não deixes nunca de sonhar, porque os sonhos tornam o homem livre.” Walt Whitman

DADOS BIBIOGRÁFICOS MAIS IMPORTANTES:
1819 Nascimento (31 de Maio).
1841 Muda-se para a cidade de Nova Iorque.
1855 O seu pai, Walter, morre. Sai a primeira edição de Leaves of Grass.
1865 Assassinato de Abraham Lincoln. Publicação de Drum-Taps, o seu poema que retrata a sua experiência de guerra, posteriormente incorporado em "Leaves of Grass".
1871 Sofre uma paralisia parcial e a mãe, Louisa, morre.
1877 Conhece Maurice Bucke.
1879 Publicada a última edição de "Leaves of Grass", em Boston.
1882 Conhece Oscar Wilde. Publica Specimen Days & Collect.
1888 Segunda paralisia parcial. Agravamento do seu estado de saúde. Publica November Boughs.
1892 Walt Whitman morre, a 26 de Março.

Sem comentários: